21 RODAS DE CONVERSA REALIZADAS PELO HUMANISMO CABOCLO NO ANO DE 2021
- Humanismo Caboclo
- 29 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Concluímos neste último domingo, 29 de novembro, o ciclo de rodas de conversa do projeto Ciências Sociais em Rede. Iniciamos no dia 14 de março e realizamos 21 (vinte e um) encontros virtuais para trocar ideias sobre temas de interesse para jovens e educadores. Estes foram estudantes do Ensino Médio, graduandos da Licenciatura em Ciências Sociais (UESPI – Campus Poeta Torquato Neto), graduandos de outros cursos além de estudantes dos mestrados em Sociologia e Antropologia da UFPI.

Em substituição às oficinas presenciais “Sociologia e Juventudes”, o HC criou no ano de 2020 o Ciências Sociais em Rede com publicação de textos e vídeos nas suas redes sociais. Após uma reunião de avaliação no início deste ano, optou-se por desenvolver rodas de conversa sobre temas que integrassem educação, formação do docente de Sociologia e jovens.

Para compor um panorama preciso das rodas de conversa, elencamos seus 21 temas: que alternativas de construção social a(s) juventude(s) de Ciências Sociais da UESPI pode(m) abraçar nesse cenário de pandemia-2021?; educação autoritária e os caminhos para uma nova educação; a construção da legitimidade da disciplina Sociologia em tempos de educação remota; a BNCC-2018 e seus impactos (para estudantes e professores); existe vida após o ENEM?; educação e mudança: discussões inspiradas em Paulo Freire; como nos vemos na sala de aula?; outros sentidos para a sala de aula e para a educação (duas rodas); como viver uma outra educação já na licenciatura: quais os olhares do(a)s dos estudantes?; o que é estudar segundo os estudantes?; a juventude e a pandemia – experiências e aprendizagens; educação, escola e identidades; educação e identidades (duas rodas); o programa Residência Pedagógica (UESPI) e a identidade do(a) educador(a) de Sociologia em formação; a importância do estágio – como pôr em prática o conhecimento que aprendemos; que Sociologia na educação básica?; o professor e a Sociologia na educação básica; educação fraterna para superar a lógica individualista; práticas de educação fraterna.

As rodas de conversa desafiam os seus interlocutores a construir/sistematizar sentidos às suas experiências e aos conhecimentos acumulados na sua vida. São exercícios educativos dialógicos onde todos são convidados a refletir com os participantes da ciranda de saberes e vivências. Falar-escutar-refletir-inspirar novas atitudes: tudo faz parte desse encontro de pessoas comprometidas com a construção de uma educação humanizadora. Os conhecimentos formais são postos em movimento à luz dos demais saberes práticos, vivências e memórias dos participantes. O importante é a participação e as reflexões contextualizadas e significativas.
Para o ano que vem, todos os participantes reconheceram a importância de retomar os encontros presenciais. O ponto de partida dessa ciranda de saberes, vivências e inspirações para uma educação humanista será a Vila São Francisco Norte, na zona norte de Teresina.

Nossos agradecimentos a todes, todas e todos que compuseram essa história educativa: Aline, Ana Paula, Barrinha, Bininba, Borges, Brenda, Caio, Calebe, Débora Paz, Débora Zanellato, Diego, Douger, Eduardo, Evandro, Flávia, Francisco, Johnne, Joyce, Kallil, Kaire, Layslla, Leonardo, Luana, Luciana, Luciano, Maria Gabrielly, Maria Jardiane, Nayra, Rangel, Rosângela, Samuel, Sarah, Tatiany, Warley, Wesley, Vida...!
Comments