top of page
Buscar
Foto do escritorHumanismo Caboclo

Artigo relata experiências do Humanismo Caboclo com jovens piauienses

Um novo artigo sobre as ações educativas foi publicado. O trabalho chama-se “Humanismo Caboclo: práticas de educação popular entre jovens”. Foi publicado na revista Extensão & Sociedade, volume 10 (2018) – https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/issue/view/989/442.

O texto analisa experiências extensionistas do Humanismo Caboclo, entre 2014 e 2015, a partir de trabalhos educativos de duas estudantes do curso de Pedagogia (UESPI/Piripiri) junto às suas comunidades, nos municípios de Piripiri e Lagoa de São Francisco, no norte do estado do Piauí.

A jovem pedagoga Juliana Lima Nascimento, ex-aluna da Escola Família Santa Ângela (EFASA), do município de Pedro II, ajuda a descrever a história do grupo de jovens “Saberes da Juventude”, na comunidade rural Corrente, município de Piripiri: suas lutas por educação, transporte escolar, melhoria de estradas, serviço de abastecimento de água.

Foto extraída de página social do programa de rádio Sintonia Jovem

Já a pedagoga Driele Vanessa Viana, também ex-aluna da EFASA, mantida pela Fundação Santa Ângela, relata sua experiência com o grupo “Juventude Ativa” e da Associação Ambientalista Morro da Coã (AAMC), no município de Lagoa de São Francisco, em defesa do meio ambiente e do patrimônio histórico e ambiental do Morro da Coã.


Foto extraída de página social da AAMC

Inspirados por princípios da Educação Popular de Paulo Freire, jovens do campo constroem suas histórias na transformação de suas vidas. Mobilizados por reflexões grupais e por uma vontade coletiva de transformação de suas realidades, devotam-se a experiências de organização e luta por dignidade e direitos.

O programa de extensão Humanismo Caboclo (HC) contribuiu com o fomento à construção de sentidos de coletividade, reconhecimento de seus direitos e da necessidade da organização coletiva para sua conquista. Para o HC, democracia não é uma palavra surrada e descaracterizada. Pelo contrário, é um campo vivo de atuação de homens e mulheres que perseguem dignidade e justiça social.

Comments


bottom of page