Mais um ano de nossa Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo! Olhávamos para as crianças e vinha um misto de alegria e esperança. Gratidão pela confiança, crianças leitoras! Sabemos que não compartilhamos tão somente leituras de livros. Trocamos sonhos, dores, alegrias, nossas histórias pessoais... Uma biblioteca numa praça não é somente um espaço de leitura – é um campo vasto de vivências.
Neste campo, plantamos uma espécie de confiança na vida. Apesar das limitações e contradições do mundo e também com as ações de pessoas que acreditam na construção de um mundo melhor, fomos capazes de estimular as razões de cada um para confiar na sua vida e, também, na humanidade. Nós, educadores, saímos com uma árvore repleta de frutos diversos: emoções verdadeiras, vontade convicta de colaborar, respeito a todes, sinergia com a natureza, criatividade vivaz...
Além dessa confiança, exercitamos uma compreensão de que é preciso agir. Se algo nos oprime, devemos lutar por sua superação. Se não temos livros para ler, justamo-nos e criamos uma biblioteca coletiva. Se algumas crianças expressam suas dificuldades de leitura, dediquemo-nos a propor modos de alfabetizá-las também numa biblioteca. Se outras crianças expressam vontades de falar numa biblioteca, escutemo-nas. Se umas crianças demonstram dificuldades de concentração, exploremos jogos e brincadeiras para estimular sua atenção.
A Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo procurou abraçar os desafios dados. Acolher. Partilhar. Colaborar. Tantos verbos que transpomos da compreensão abstrata para exercícios autênticos de um campo de aprendizados. Nossa biblioteca não está voltada para os livros. Pelo contrário, sua centralidade são as crianças leitoras. Desejamos que elas explorem e ampliem suas potencialidades luminosas. Os livros são espécies de iscas pois pretendemos que as crianças leitoras fisguem suas vidas. Uma vida tecida em meio às contradições do mundo, mas também por suas capacidades pessoais de fazerem-se mais justas e mais sábias. Descobrir os mundos em meio a livros e as histórias de cada criança leitora: o campo fértil de nossa biblioteca.
Bình luận