Ler para ser mais. Para compreender-se. Ler para entender-se no mundo. Para usufruir-se. Para conhecer. Ler por ler... Cada pessoa experimenta interesses e gostos diferentes com a vivência da leitura. A Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo (BLDM) somente deseja estar ao lado de crianças para potencializar suas expectativas de vida na interação com livros.
Ao ocupar quatro praças em Teresina, a BLDM busca aproximar-se de crianças, primeiro, para disponibilizar livros e espaço para leitura. Ter acesso a livros diversos num local acolhedor e com posturas abertas dos educadores. Segundo, para acolher cada uma delas com suas vontades, ideias e sentimentos, e, estimular vivências com livros. Estar em cooperação com essas crianças durante uma hora semanalmente, sem tarefas ou cobranças. Apenas à disposição de suas sedes de ser e viver.
Doamos cadernos para as crianças com o fim de expressarem-se por meio de palavras. Quão surpresos ficamos com a reação de duas crianças que, ao lerem, passaram a escrever. “Posso escrever o que quiser?”. Esse caderno é um mar aberto para singrar livremente. Assim são essas crônicas que publicamos semanalmente: expressamos nossas ideias sobre as pessoas, o mundo, livros e educação. Desejamos que cada vez mais o(a)s cidadã(o)s reflitam, dialoguem e leiam com abertura, ternura e senso fraterno para desenvolvermos antídotos contra a barbárie recalcitrante.
Um(a) cidadã(o) que não usufrui do viver com liberdade, criatividade e sabedoria jamais se constitui com um ser pleno. Uma democracia não pode transigir faculdades fundamentais do ser humano. Precisamos cada vez mais compreender os patrimônios oral e escrito de comunidades e sociedades. Centros de cultura (públicos, privados, comunitários etc.), no Brasil, precisam multiplicar-se como templos religiosos.
Kommentare