Este último sábado foi de confraternização e avaliação com as crianças leitoras. Na Praça dos Orixás, Bairro São Joaquim, as crianças propuseram um piquenique para nosso encontro de confraternização. Na Praça São Raimundo Nonato, Parque Wall Ferraz, realizamos uma roda de conversa para avaliar nossa caminhada.
Num final de ano, geralmente, voltamos nosso olhar sobre os resultados de uma caminhada. E o que dizer sobre “resultados”? Como traduzir uma caminhada com diversos sentimentos, emoções, vivências, criações e atores/atrizes por meio de “resultado”? No dicionário, resultado significa “consequência; aquilo que resulta de alguma coisa; o efeito de uma ação; a finalização de um problema”. Realmente, esta palavra é inadequada.
Primeiramente, nossa caminhada é plural. Há uma pluralidade de atrizes/atores: cada criança é única e vivencia nossas interações de modo singular. Também temos uma diversidade de ações: há um roteiro para cada encontro, mas, pelas mediações entre crianças e educadores, as ações transformam-se. A cada encontro, sentidos próprios, frutos das experiências de cada participante, circulam em meio a livros, cadernos e falas. As histórias de cada um estão em contínuo movimento.
Segundo, nossa trilha educativa é marcada por trocas. Cada encontro é fruto das interações entre as crianças e educadores. Não temos provas ou apostilas. Tampouco os planejamentos são rígidos. Mais que planejamento, temos orientações éticas e pedagógicas que medeiam relações entre pessoas abertas a aprendizados. As crianças não se comportam como alunos. Elas são pessoas, com suas dores, alegrias e histórias. Elas se apresentam por inteiro. Em meio a totalidades humanas lemos, escrevemos, conversamos, pensamos, desenhamos, jogamos... enfim, vivemos.
Não buscamos ensinar. Desejamos que as crianças compreendam suas potencialidades do viver frente às realidades de cada uma. Sem este princípio compreensivo as crianças jamais poderão realizar-se como seres sábios, livres e justos. Ao longo do ano, as crônicas traduziram retratos dessa jornada. Relatos precários sobre trilhas, aprendizagens, buscas, encontros, alegrias, poesias, entregas... enfim, retratos de vidas em movimentos.
Comments